Manzano Imóveis

Gravidez da minha cadela Amora

1468539_10201658230710467_1145930916_n

Muitas pessoas donas de cadelas devem ficar super ansiosas e inseguras quando elas ficam “grávidas”, assim como eu fiquei. Por isso, vou fazer vários posts contando como foi esta fase. Pra quem não sabe, a gestação canina dura de 53 a 60 dias e, a Amora (minha shitzu de 2 anos) pariu exatamente com 58 dias de gestação.

Ela cruzou apenas um dia, uma única vez e, comecei e desconfiar que ela havia pego cria quando ela começou a perder o apetite (um enjoo bem no começo da gravidez). Levei ela no veterinário que fez um exame apalpando a barriguinha dela e meio que confirmou a suspeita.

Depois de mais 20 dias levei ela pra um ultrassom – lá constatou 4 filhotes, talvez 5. Durante o período de gravidez é super normal você notar alterações de comportamento na cadela: dias com muita fome, dias sem apetite, ela fica mais bravinha, tem dias que mais carente. Tive que suplementar com vitaminas a alimentação dela também, pois no começo o batimento cardíaco dos filhotes estava muito fraquinho. Acrescentei frutas (ela sempre amou várias) e bastante água.

parto-cadelas

 

No final da gravidez, você vai notar que a cadela fica bem ofegante! A Amora ficou super cuidadosa com a barriga: não descia mais pulando do sofá e nem da cama e, nos dias bem próximos ao parto, perdeu o apetite novamente. Além disso, começou a cavocar, juntar paninhos e cobertores dela e a procurar um espacinho pra fazer seu ninho. Também é conveniente, antes do parto – fazer uma boa tosa na cadela mas, evitar banhos perto do dia do nascimento (afim de prevenir batidas na barriguinha ou tombos), ambos os traumas podem ocasionar um aborto.

No próximo post conto sobre o dia do nascimento!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *